Se você é um de nossos
clientes, ou um interessado em conhecer um pouco mais sobre
flexografia, esse conteúdo pode ser muito interessante, saiba como é
o processo e materiais usados para esse tipo de impressão.
Um
dos processos mais usados para a impressão de embalagens é a
Flexografia, que possui a facilidade de imprimir em diversos
substratos e variados formatos. Por exemplo, é possível imprimir
sacos de papel, sacolas plásticas, etiquetas e até mesmo caixas de
papelão ondulado.
Flexografia é a impressão que utiliza de relevo rotativo, com clichê de borracha ou fotopolímero com imagem. As chapas (Clichês) são coladas em cilindros ou camisas apropriados chamados de “porta-clichês”. Os métodos para fixação das chapas podem variar, mas o mais utilizado é a colagem com dupla-face, uma fita espumada com adesivo em ambos os lados.
Os clichês são chapas de borracha que podem variar tanto na espessura quando na sua rigidez. Outra propriedade da chapa é o tipo de material utilizado, que pode ser fotopolímero, borracha natural ou mista, cada um tem sua finalidade específica. Esses clichês são montados com informações que devem ser impressas em alto relevo, quando exposto às tintas, as áreas que estão em alto relevo, são pintadas. Já as partes do papel ao redor (como estão mais baixas ou sem relevo algum) não recebem as tintas.
A tinta utilizada na impressão é de estado líquido com alta capacidade de secagem instantânea. Essa tinta pode ter como base solventes como álcool, mistura de solventes e água ou mesmo de cura ultra-violeta. Para materiais como embalagens de papel que são produzidos na Inobag Papéis que vão transportar alimentos por exemplo, é necessária a utilização de matérias primas naturais, colas com base em água e amidos e dextrinas de milho e mandioca, tinta pigmentada e produtos auxiliares para flexografia a base de água (Atóxica).
Agora que você já sabe um pouco sobre flexografia, não perca mais tempo. Se você precisa imprimir embalagens personalizadas ou de impressos padrões para seu comércio, essa é a hora e o lugar, compre e se surpreenda com o que a flexografia pode produzir.